A geleia (ou jelly, em língua inglesa, mas usada também no Brasil e em Moçambique) é um tipo de doce de fruta que não contém toda a polpa da fruta e tem um aspecto semi-transparente e uma consistência gelatinosa, devida à pectina das frutas.
No Brasil, o termo geleia se usa para qualquer tipo de doce de fruta.
Tradicionalmente a geleia de frutas é feita cozendo os frutos, ou partes deles, com bastante líquido (água, sumo/suco de frutos ou vinho) e açúcar, e depois se coa, se tornando numa pasta quase transparente quando arrefece. Uma geleia tradicional em Portugal é feita com as cascas e caroços do marmelo, depois de usar a polpa para fazer marmelada.
Também se chamam geleias ou gelatinas (ou jellies) a sobremesas fabricadas com gelatina ou pectina, açúcar ou adoçante artificial, corantes e aromatizantes com sabor a frutas, fabricadas industrialmente.
A seguir, posto duas receitas de geléias, a mais famosa e tradicional geléia de morango, e outra de geléia de pêssegos.
Geléia de Morango
Esta é uma das geléias mais apreciadas. Para que fique bem saborosa, use sempre morangos bem maduros. Retire com uma escumadeira a espuma que vai se formando durante o início do cozimento.
Ingredientes
- 1 quilo de morangos
- ½ quilo de açúcar
- suco de 1 limão
Modo de preparo
Lave bem os morangos e deixe-os de molho na água limpa por meia hora. Escorra, corte em fatias e misture bem com o açúcar, deixando descansar por duas horas.Acrescente o suco de limão e leve ao fogo brando, mexendo sem parar até ficar no ponto.Deixe esfriar na panela e acondicione em vidros.
Geléia de Pêssego
Esta receita fica melhor se preparada com pêssegos não muito maduros. Pode-se também aproveitar as cascas que sobraram na preparação da compota
Ingredientes
- 2 quilos de pêssegos
- 1 quilo de açúcar
- cravo e canela
Modo de preparo
Ponha os pêssegos para cozinhar em pouca água até amolecer bem. Retire os caroços, misture a massa de pêssegos ao açúcar. Coloque o cravo e a canela e leve ao fogo brando mexendo sem parar até ficar no ponto.Deixe esfriar na panela e acondicione em vidros.
dica: Se estiver usando só as cascas para fazer a geléia, bata-as no liqüidificador com um pouco de água, junte o açúcar e leve ao fogo brando para apurar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário